sexta-feira, 1 de abril de 2011

NÃO À DEMOLIÇÃO DO MUQUIFO

NOTA DE REPÚDIO:
NÃO À DEMOLIÇÃO DO MUQUIFO

Você já deve ter ao menos ouvido falar do “Muquifinho” (identificado também como “Centro de Convivência do Alojamento”), um espaço dos estudantes que fica atrás do AT-1, na Área Sul da UFSCar. Talvez você até já tenha participado de algum evento lá, haja vista que naquele espaço os Centros Acadêmicos dos cursos de Música, Biblioteconomia, Pedagogia e Psicologia, além da Comissão de Moradia têm uma sala por lá. O espaço era usado ainda por outros coletivos/grupos de estudantes, para a realização de reuniões, recepção aos calouros, exibição de filmes, realização de debates, confraternizações, festas diversas e várias outras atividades.
Acontece que no final do ano passado, em pleno período de férias letivo (período em que a maioria dos estudantes retornam para suas cidades e que os grupos deixam de fazer suas reuniões/encontros), a pouco menos de duas semanas para o Natal, a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (ProAC), subordinada diretamente à Reitoria da UFSCar, chamou informalmente alguns estudantes (nenhum Centro Acadêmico, nem Coordenação de Curso foram comunicados oficialmente e com antecedência viável da reunião), supostos representantes das organizações supra citadas que possuem uma sala do Muquifinho, para uma reunião onde foi apresentado o plano da UFSCar em DEMOLIR o Muquifinho, para no local ser construído um pequeno Módulo de Moradia.
Antes de qualquer possível má interpretação, DEFENDEMOS A EXPANSÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, o que inclui SIM A CONSTRUÇÃO DE NOVOS BLOCOS PARA A MORADIA, além da Bolsa Alimentação, do aumento do valor e do número das demais bolsas ofertadas aos estudantes que delas precisarem para ingressar e realizar plenamente seus cursos de graduação na Universidade Pública! Portanto, não se trata de não querermos a construção do novo Módulo, mas sim de repudiar que para a construção desse novo módulo da moradia um espaço que historicamente serviu e facilitou a organização dos mais diversos grupos estudantis dentro da Universidade, seja derrubado e tomado dos estudantes, sem qualquer contrapartida correspondente ao atual espaço!
O DCE, que estava presente na reunião, não entrou em contato com os Centros Acadêmicos, assim como permanece calado até agora!
A ProAC ofereceu aos cursos de Pedagogia e Música o bicicletário ao lado do AT-1, perto do Pão de Queijo (PQ). O local é extremamente pequeno e a intenção deles é levantar paredes e dividir o espaço ao meio, desconsiderando assim os cursos de Biblioteconomia (alegando que este não tem um Centro Acadêmico), o curso de Psicologia, o espaço do Alojamento, bem como a área de convivência do Muquifinho! Por conta “do prazo exíguo para a execução” foi marcado um dia nas férias para que os pertences dos CAs fossem retirados do Muquifo. Todos os pertences foram colocados em um depósito na Prefeitura Universitária (PU), na Área Norte, e agora estamos com dificuldades de ter acesso a elas, pois precisamos de autorização para tal! Tudo isso ocorreu nas férias, mas o Muquifinho ainda não foi demolido. Não podemos deixar as coisas como estão!
A forma como esse processo esta se dando, é absurdamente antidemocrática: a reunião “convocada” às pressas, em pleno período de férias, a postura já definida e inflexível da ProAC em seguir a diante esse planejamento, não se demonstrando disposta ou a analisar outro espaço melhor para a construção do novo Módulo, ou a oferecer outro espaço compatível para todas as organizações que utilizam o Muquifinho. Isso precisa parar! Precisamos denunciar e confrontar essa falta de respeito e diálogo!!
A Universidade esta em expansão, mas o tamanho do Campus não demanda que medidas como esta (a demolição de prédios EM USO e EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO) sejam adotadas, pois existem outros espaços melhores que o do Muquifinho (que é ao lado de um Bloco de Aulas, muito próximo à Portaria da Babilônia , ao lado do bicicletário e com um amplo espaço hoje também utilizado como estacionamento). Além do que, esse projeto do novo módulo não foi planejado nas férias e poderia ter sido colocado em pauta para os estudantes bem antes, para acharmos conjuntamente uma solução, tanto para o novo módulo quanto para o Muquifinho!

REPUDIAMOS TODA ESSA SITUAÇÃO!

ASSIM COMO DEFENDEMOS:

- A construção de novos Módulos de Moradia e a expansão de toda a Assistência Estudantil (que corre riscos de ter sua verba reduzida)!

- A não derrubada do Muquifinho e a devolução dos pertences dos CAs aos seus devidos lugares!

- A analise, realizada conjuntamente com os estudantes, para a escolha do melhor espaço para a construção do novo Módulo!

Centro Acadêmico de Pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário